A arte das palavras

Esculturas inspiradas em obras da Literatura Portuguesa tais como: um episódio de  "Inês de Castro" de Luís de Camões; "O Malhadinhas" de Aquilino Ribeiro; " Auto da barca do inferno" de Gil Vicente; " A fada Oriana" de Sofia de Mello Bryner Andresen; "Pinheiro manso" de Florbela Espanca; e " Mar portugês" de Fernando Pessoa, estão patentes na biblioteca, para toda a comunidade escolar. São esculturas em granito e calcário (pedra de Ançã) que pertencem à  colecção do professor, do nosso agrupamento, Paulo Brites.

Orquestra de Palavras

Ainda, durante a Semana da Leitura ralizou-se na BE, num clima descontraído, com gestos, rítmo e sons a orquestra das palavras. Sob a orientação do professor Luís Machado, os alunos do 5º B, ofereceram uns momentos musicais aos alunos do 4º ano da nossa escola.

Semana da Leitura - 21 a 25 de Março

Dia 21 de Março foi o Dia Mundial da Poesia, Dia Mundial da Árvore e da Floresta. Este ano, foi também a 21 de Março que se iniciou a nossa Semana da Leitura.


Para fomentar o convívio com os livros e o gosto pela leitura, foram organizadas diversas actividades no âmbito desta iniciativa. Canções, poemas, histórias e dramatizações, estiveram presentes na nossa biblioteca durante toda a semana, que contou com a presença de várias turmas do 4º até ao 9º ano. 
Aqui podemos ver, um pouco, como foi a semana.



Um poema por dia...
Na semana da leitura a Biblioteca da nossa escola dedica a toda a comunidade escolar, um poema por dia.
A poesia é linda!
A poesia é bela!
PRÉMIO TOP LEITOR - 2º PERÍODO

Foram entregues os prémios  aos dois melhores aventureiros no mundo das letras.
A aluna Maria João Seiça Sousa e o aluno  Marco António Ferreira Taborda Cortesão, foram os premiados.









Informamos ainda que o concurso Top Leitor continuará a decorrer durante o 3º período no intuito de apurar os próximos melhores leitores. 



Boas Leituras!!!
 
 
 
 
 
 
Top 10 Leitores

-Maria João Seiça Sousa

-Marco António Ferreira Taborda Cortesão

- Mariana Filipa da Costa Branco

- Filipe José Branco Tejo

 -Francisco Dias Salgado Pimenta

- Ana Cristina Carvalho Poiares

- Daniel Filipe Sequeira Dias

- Ana Beatriz dos Reis Cardoso

- Ana Cristina Neves Delgado

 -Ana Carolina Lemos de Almeida
Encontro com o escritor João Manuel Ribeiro

No passado dia 4 de Março de 2011, os alunos do 7º ano participaram num encontro com o escritor de literatura infanto-juvenil, João Manuel Ribeiro, que decorreu na Casa Municipal da Cultura de Coimbra, no âmbito da iniciativa “ Encontros+”, organizada pela Rede de Bibliotecas de Coimbra.

Encontro com a escritora Luísa Fortes da Cunha

O dia 1 de Março foi cheio de palavras, as palavras da escritora, Luísa Fortes da Cunha, que veio à Biblioteca Municipal de Coimbra para se encontrar com jovens  do nosso concelho. Da nossa escola foram as turmas do 8º ano.

Esta autora estreou-se na literatura infanto-juvenil com o livro, Teodora e o Segredo da Esfinge, livros que atingiram um significativo sucesso de popularidade entre as crianças e os jovens.

Aqui ficam as fotos de alguns momentos, passados com a escritora.